sábado, 30 de abril de 2011

O curso de Letras Libras

Nos dias 28 e 29 (5ª e 6ª) Feira de abril 2011 aconteceu na UFG o Espaço das profissões, onde alunos do ensino regular tiveram a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pela unidade acadêmica.

O curso de Letras: Libras da UFG destina-se à formação de professores de Língua Brasileira de Sinais para atuar no Ensino Fundamenta e/ ou Ensino Médio.

No contexto atual, são disponibilizadas, anualmente, por meio de processo seletivo, 40 (quarenta) vagas para o curso de Letras: Libras para o período noturno. Serão admitidos alunos surdos e ouvintes, observando, no processo seletivo, o que prevê no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que dá prioridade às pessoas surdas nos cursos de formação do professor de Libras.
O curso de Letras: Libras terá uma duração mínima de 8 semestres e máxima de 14 semestres, e uma carga horária de 3.048 horas.
O curso de licenciatura em Letras: Libras propiciará a formação do aluno, levando-se em conta os seguintes objetivos: promover o desenvolvimento da capacidade intelectiva, através da linguagem; proporcionar a prática da linguagem, em todos os níveis , revelar o ser humano e seu mundo através da experiência com o universo ficcional, levando à conscientização e à humanização; despertar e aprimorar a percepção estética; preparar para uma atuação consciente nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio; possibilitar atitudes de pesquisa pela análise crítica das teorias vistas na relação da ciência com a sociedade.

Os formandos de Letras: Libras devem ter o domínio da língua brasileira de sinais, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, bem como desenvolver capacidade de compreenção e expressão em língua portuguesa. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Mais informações: www.letras.ufg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário