quinta-feira, 30 de junho de 2011

EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES


A educação para surdos ao longo do tempo vem ganhando destaque no cenário educacional brasileiro. Apesar disso, ainda se pode afirmar que os direitos conquistados pela comunidade surda estão sendo respeitados e, dentre esses direitos, está o reconhecimento da língua sinais como língua natural dos surdos. Direito garantido pelo Congresso Nacional que decretou e sancionou a Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002.
No município de Linhares desde de 2000 foi idealizado o projeto “Escola Polo Bilíngue: Direito à Igualdade”,e está sendo implementado nas escolas regulares de ouvinte EMEF Presidente Castelo Branco e EEEFM Bartouvino Costa, pensando em ofertar à comunidade surda local uma educação de qualidade, que transcende dos direitos formais aos reais, não resumindo à apenas ser referência na aglomeração dos alunos surdos tendo o intérprete de LIBRAS como bengala.
Para que a Escola seja realmente Bilíngue ela precisa possibilitar à comunidade escolar (alunos, professores, gestores, serventes, bibliotecários, técnicos em informática) a aquisição da LIBRAS para a educação e, mais especificamente, para a comunicação e ensino; rever o projeto político-pedagógico; atualizar seus recursos didáticos, metodologias, estratégias de ensino, práticas avaliativas; e, acima de tudo, repensar o currículo.
É evidente que não é o aluno surdo que tem que se adaptar às metodologias de ensino, uma vez que esta sempre foi pensada de ouvinte para ouvinte, mas sim, as metodologias de ensino que precisam ser pensadas de forma a abarcar tanto aluno surdo quanto ouvinte e isso, sabemos, é tarefa árdua. Para tanto, as escolas devem não só incluir os professores surdos e os profissionais intérpretes, mas também lhes dá a vez para opinar nas mudanças necessárias, uma vez que os mesmos são especialistas no que fazem, por fazer refletindo, e por trazerem em seus corpos a marca da surdez.

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde, fiquei muito feliz em poder encontrar um blog diferente dos vários que encontrei, uma vez que coloca em pauta coisas realmente importantes... Fiquei mais feliz ainda em ver o nome do meu município (Linhares) na listas dos que tem feito a diferença na educação dos surdos, o que me deixou encabulado foi não encontrar a referencia das informações.. Eu gostaria de solicitar que se coloque a referencia do autor e de onde foi extraídas as informações, uma vez que sou um dos co-autor do projeto Escola Polo Bilíngue a que se refere este artigo, e autor do texto divulgado aqui...

    Muito obrigado,



    Ademilson
    Graduando em LETRAS-LIBRAS - Bacharelado em Tradução Interpretação - UFSC/UFES;
    Vice-presidente da Associação de Profissionais Tradutores/Intérpretes do Espírito Santo - APILES.

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  2. Olá!!! Gostei muito da iniciativa da instituição, visto que mesmo antes da Lei 10.436/2002, já havia uma "Escola Polo Bilingue". Depois de todo esse tempo como está o desenvolvimento da escola? Outras aderiram? Fiquei curiosa por notícias.
    Forte abraço!!

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